Seguindo os passos de Ibn Battuta

Posted on 15. jan, 2010 by admin in Uzbequistão | Nenhum Comentário

Uma viagem através da história e arquitetura do Uzbequistão.

Duração: 14 dias, 13 noites.
Trajeto: aéreo e rodoviário
Temporada: Março a Novembro
Alojamento: ocupação single e dupla, em hotéis e nas yurtas

Apresentação: Viagem pelo Uzbequistão. O itinerário consiste em uma combinação dos atrativos históricos, culturais e naturais do país. O programa é um verdadeiro mergulho na história da Ásia Central e do Uzbequistão, vendo a região através dos olhos do famoso viajante marroquino Ibn Batutta que no século 14 cruzou todo mundo mulçumano na época, chegado até os confins da China, atravessando a Ásia Central, incluindo as cidades que fazem parte do programa, como Bukhara, Samarcanda, Termez. Ibn Batutta é sempre comparado ao viajante veneziano Marco Pólo.

ITINERÁRIO:
tashkent-pq1Dia 1
– Tashkent
Chegada a Tashkent, recepção e traslado ao hotel selecionado. Alojamento e almoço no hotel. À tarde, saída para excursão pela cidade, conhecendo seus principais monumentos e edifícios históricos. Considerada a mais cosmopolita das capitais da Ásia Central, Tashkent é uma cidade moderna, com largas avenidas de influência soviética, mas que ainda retém um pouco de sua rica e turbulenta história. Praça do Teatro, Museu de História do Uzbequistão, a Praça da Indepêndencia, e o centro de entretenimento da capital, apelidada de ‘Broadway’ com os seus vários cafés, restaurantes, lojas de artesanato, fontes e praças. Regresso ao hotel. Jantar e pernoite.

Dia 2 – Tashkent / Nukus
Café-da-manhã no hotel. Pela manhã, citytour pela parte histórica de Tashkent incluindo Abu Bakr Kaf – mausoléu dedicado a um dos grandes estudiosos mulçumanos do séc 16; Barak-Khan madrassa (escola mulçumana do séc 16); o Mausoléu Kaffal-Shashi (séc. 15); Kukeldash madrassa (séc 16); a grande Djuma mosque (séc 9). Almoço típico. À tarde, traslado ao aeroporto para embarque em voo com destino a Nukus. Chegada, recepção e traslado ao hotel selecionado. Jantar e pernoite.

nukuspq6Dia 3 – Nukus
Café-da-manhã no hotel. Saída para visita à cidade, incluindo o Museu de Arte Savitskiy, o Mausoléu Mazlumkhan Sulgu do séc. 14, Halika Erjep madrassa, a cidade velha, o complexo religioso de Hojeli, uma vila cerca de 15km de Nukus. Regresso a Nukus e almoço típico. Tarde livre. Jantar no hotel. Pernoite.

Dia 4 – Nukus / Ayaz-kala
Café-da–manhã no hotel. Deixamos Nukus e seguimos em direção ao Lago Ayaz-Kala, num trajeto de 170km às margens do deserto Kizylkum. Nosso destino é o Acampamento de Yurtas Ayaz-kala. Ao longo do caminho, visitaremos algumas das mais importantes ruínas do Uzbequistão,, como o forte Chilpik-Kala, encerrando em suas muralhas um centro religioso zoroastriano (séc 3 a 8), forte Kizil-Kala (séc. 1 a 4), o forte Tuprak-kala. Chegada a Ayaz-kala e visita ao forte, um dos mais bem preservados da região (séc 1 a 4). Chegada ao acampamento e acomodação no estilo dos nômades em típicas yurtas (um tipo de cabana construída com um trançado de vime e camadas de feltro). O campo fica apenas 200 metros da colina onde encontram-se as ruínas do forte. Almoço típico. À tarde, atividades como passeio em camelo até o lago e foto-safari. Jantar acompanhado de show folclórico. Pernoite.

ayaz-kalala-pq3Dia 5 – Ayaz-kala / Khiva
Café-da-manhã. Aproximadamente 10:00 saída para Khiva, cerca de 95km de distância. Atravessaremos o famoso rio Amudariya e durante o trajeto teremos a oportunidade de visitar os antigos castelos de Bozor-kala e Kumbaskan-kala. Chegada em Khiva e acomodação no hotel selecionado. Almoço no hotel. À tarde, visita a cidadela – Ichan-Qala (séc 12 – 19). Com suas muralhas intactas, o patrimônio arquitetônico bem preservado valeu à cidade o título de museu-a-céu-aberto da Ásia Central e a sua inclusão na lista da Unesco de Patrimônio da Humanidade. A visita inclui o Minarete Kalta, a madrassa medieval de Muhammad Ammin-Khan, a mesquita Djuma com suas 212 colunas de madeira, a Mesquita Branca, a residência de Islam Khodja, o grão vizir do ultimo Khan do Canato de Khiva, um complexo que inclui uma madrassa e o minarete mais alto da cidade com 45m de altura. Regresso ao hotel no final da tarde. Jantar e pernoite.

khiva-pqcamelDia 6 – Khiva / Bucara
Café-da-manhã. Check-out e saída para viagem até Bukhara, num percurso de cerca de 6-7 horas. Durante o trajeto visitaremos o complexo arquitetônico de Nurullabay and Kosha Darvaza. Almoço em típica casa de chá ao longo da rodovia (480 km). Chegada em Bucara e acomodação no hotel selecionado. Jantar e pernoite.

Dia 7 – Bucara
Café-da-manhã. Saída para visita de dia inteiro a esta que é uma das mais fascinantes cidades da antiga rota da seda. Localizada no deserto de Kizylkum, a cidade é uma verdadeira jóia arquitetônica, com suas cúpulas, minaretes e pontes. Foi declarada patrimônio da humanidade pela Unesco em 1993. Nossa visita inclui a cidadela (Ark – construção iniciada ainda no séc 4 antes de Cristo), o Mausoléu de Samanids (séc 9-10), a Mesquita Bolo-Khauz do início do séc 20, o complexo arquitetônico de Poi Kalon (Mesquita e minarete Kalya do séc 12 e Madrassa Miri Arab do séc 16). Almoço e continuação da visita pela cidade incluindo a Madrassa de Ulughbek e Nodir Divan Begi, a Mesquita Magoki Attari e o complexo Lyabi Khovuz com seu lago e madrassas. Regresso ao hotel. Saída para jantar em típico restaurante uzbeque. Pernoite.

bukhara-pq17Dia 8 – Bucara
Café-da-manhã. Mais um dia dedicado a esta cidade rica em monumentos históricos e culturais. Caminhada pelo centro velho da cidade, verdadeiro recuo no tempo. Em seguida, visita aos bairros exteriores incluindo a antiga residência de verão do emir Sitorai Mokhi-Khosa (séc 19), necrópole de Chor Bakr do séc. 10, Mausoléu de Bahouddin Nakshabandin (séc. XVI). Almoço. Continuamos em direção a pequena cidade de Kagan para visitar o Palácio Romanoff, seguindo então para Zirobad, centro arqueológico com cerca de 2.500 anos fundado por tribos iranianas. Visita ao museu etnográfico. Regresso a Bukhara. Jantar e pernoite.

Dia 9 – Bucara / Shakhrisabz:
Café-da-manhã. Check-out e saída para Shakhrisabz (295 km, aprox. 5 hrs). Chegada e acomodação no hotel selecionado. Almoço. Pela tarde visita a cidade natal de Timur, considerado herói nacional do Uzbequistão. Também conhecido como Tamerlão, o flagelo de Deus. A visita à cidade inclui as ruínas de Ak Sarai (“palácio branco”), o palácio de verão de Tamerlão, a mesquita Kok-Gumbaz (“cúpula azul”), de 1437, a Dorut Tilyovat (“casa de meditação”), o antigo conjunto funerário dos antepassados de Tamerlão, a Gumbazi Seyidan (“cúpula dos Seyyídas”), construída por Ulughbek em 1438 como mausoléu para seus descendentes, a mesquita Hazrati Imam e os restos do conjunto de mausoléus conhecido como Doru Saodat (“sede do poder e da força”), onde estão as tumbas de dois dos filhos de Tamerlão e a cripta onde o próprio deveria ter sido enterrado. Regresso ao hotel e jantar. Pernoite.

shakhrisabz-pq12Day 10 – Shakhrisabz / Termez
Café-da-manhã e check-out. Saída em direção a Termez, cidade localizada cerca de 380km de Shakhrisabz (aprox 5h), às margens do rio Amu-darya na fronteira com o Afeganistão. Chegada e alojamento no hotel selecionado. Almoço. Pela tarde, visita a cidade, incluindo o museu arqueológico, Fayaztepa (sítio arqueológido do séc 2), o Mausoléu de Hakim Termezi (séc, 9), estupa budista de Zurmala (séc 1-7), Mausoléu do Sultão Saodat (séc 10-15). Regresso ao hotel e jantar. Pernoite.

Day 11 – Termez / Denau / Samarcand
Café-da-manhã e check-out. Saída em direção a Samarcanda, passando por Denau e visitando o minarete Jarkugan (séc 12), a Ponte de Alexandre (séc 16). Almoço em Denau e visita a Madrassa Sayid Atalik (séc 16) e o jardim botânico local. Continuação para Samarcanda. Chegada e acomodação no hotel selecionado. Jantar e pernoite.

samarkand-pq74Day 12 – Samarcanda
Café-da-manhã. Visita panorâmica à cidade que foi o epicentro econômico, cultural, científico e intelectual da Ásia Central, onde se conservam alguns dos monumentos de arquitetura mais espetaculares de todo o mundo islâmico. Almoço. Visita à magnífica praça do Registão, centro comercial da cidade na Idade Média, ao observatório de Ulughbek, ao mausoléu Guri Amir com a tumba do grande conquistador Tamerlão, à necrópole de Shahr-i-Zindá (“tumba do rei vivo”), às ruínas da enorme mesquita de Bibi-Khanym, uma das maiores do Islã, que desabou num terremoto em 1897, e ao famoso bazar Siab. Jantar acompanhado de show folclórico. Pernoite.

Day 13 – Samarcanda / Tashkent
Café-da-manhã. Continuação da visita a esta magnífica cidade, incluindo a Madrassa Ulughbek, a Madrassa Sher-Dor e a Madrassa Tillya-Kari. Almoço e partida para Tashkent (314km, aprox. 4h). Chegada e acomodação no hotel selecionado. Jantar e pernoite.

Day 14 – Tashkent
Café-da-manhã. Manhã livre para atividades de última hora ou compras. Almoço. Check-out e traslado ao aeroporto de Tashkent para embarque no voo de saída.

Fim de nossos serviços.