Ilha de Marajó

Posted on 24. jan, 2010 by admin in Pará | Nenhum Comentário

Marajó
A Ilha de Marajó é a maior ilha fluviomarinha do mundo, palco da mais famosa pororoca do mundo e fenômeno de formação de ondas gigantescas no encontro da águas. Localizada no Pará, entre os rios Amazonas, Tocantins e Oceano Atlântico, a ilha também se destaca por sua cultura, danças do carimbo e lundu e a cerâmica marajoara, além de também ser conhecida como a terra dos búfalos, devido a enorme população de búfalos, que é maior do que a de habitantes.

marajo-1marajo-2

O clima na Ilha é de chuva, muita chuva. Portanto, a melhor época para se visitar a Ilha vai de junho a janeiro, período em que não chove tanto, tornando os passeios mais fáceis de serem praticados. Nos outros meses, a Ilha fica praticamente alagada, devido ao imenso volume de chuva.

Pouco conhecida, a Ilha de Marajó é um dos mais preservados santuários ecológicos da Amazônia, tendo como meio de transporte mais comum, pesando cerca de meia tonelada, o búfalo. Para chegar na Ilha, o ideal é pegar um avião até Belém, e daí pegar um barco até a Ilha. De carro, há um ferry-boat que sai diariamente de Belém até Camará, e de Camará para Soure, aonde é necessário pegar uma balsa que atravessa o rio Paracauari.

Suas belezas naturais se dividem entre a planície coberta de savana e as densas florestas. Praias de rio, lagos de diversos tamanhos, igarapés, dunas, florestas e uma rica fauna fazem da Ilha de Marajó um dos maiores santuários ecológicos. Os cenários são transformados de seis em seis meses, devido à grande quantidade de chuva, principalmente no primeiro semestre, quando as matas e os campos ficam embaixo das águas. No segundo semestre,
o período da seca acaba e a visitação se torna mais favorável pela melhor observação dos animais e da vegetação.

Tour Ilha de Marajó – 6 dias / 5 noites (de barco)
Dia 1 – Chegada em Belém e transfer para o hotel. Pernoite.
Dia 2 – Café da manhã e transfer às 6h para o píer para o embarque em barcos em direção à Ilha de Marajó. Chegada e transfer em canoas motorizadas para a fazenda. Depois do almoço, atividades na fazenda. Jantar e pernoite.
Dia 3 – Atividades na fazenda
Dia 4 – Manhã dedicada às atividades na fazenda. Depois do almoço, transfer para a cidade de Soure, chegada e visita à vila.
Dia 5 – Visita pela manhã às praias no Delta Amazonas. Depois do almoço, transfer para o píer para embarque em barco rumo a Belém. Chegada em torno de 18h. Pernoite em Belém.
Dia 6 – Café da manhã e transfer para o aeroporto.

FAZENDA DO CARMO

marajo-3marajo-4
Fazenda do Carmo está localizada a aproximadamente 80 km de Belém.
Fazenda com Casa Grande de madeira, com 02 andares e acomodação com conforto básico para 20 pessoas. A Fazenda oferece montaria em cavalos e búfalos, observação de pássaros, focagem de jacarés, passeios pela floresta e passeios fluviais. As refeições são feitas na própria Fazenda, e a estadia é com pensão completa (sem bebidas alcoólicas).Possui característica semelhante à Bom Jardim. Porém com acomodação para 20 pessoas em camas.
Todas as refeições incluídas no pacote. Praias com dunas claras, praticamente inexploradas são o grande atrativo.

**** Informações sobre Soure: o maior arquipélago da cidade. Já na chegada, os turistas se impressionam com as paradisíacas praias como a Praia do Pesqueiro, com coqueiros e quiosques. Além disso, as idas e vindas da maré formam piscinas de águas mornas naturais, para alegria das crianças. Nas praias de Araruna e Barra Velha, a paisagem mais bonita é da vista aérea dos manguezais.

marajo-5

Condições gerais
Todas as refeições estão incluídas na Ilha de Marajó. Em Belém, só café da manhã incluído.
Serviços com guia em idioma Inglês. Outros idiomas, sob consulta. Serviços para e durante Ilha de Marajó são em base regular. Em Belém, transfers são privativos. As atividades na fazenda vão depender das condições do clima e da maré. Mas serão: cavalgada, passeio de búfalo, canoa e caiaque nos rios, riachos e lagos, pesca, observação de pássaros, tours de jipe (de Agosto a Dezembro apenas), observação da fauna, foto-safári, atividades no rancho e relaxamento.