Armênia

Posted on 11. abr, 2011 by admin in Armênia | Nenhum Comentário

Yerevan - topo da pagina

  

Dia 1 – YEREVAN

Chegada em Yerevan (aeroporto de Zvartnots). Recepção e transfer ao Hotel. Acomodação. Descanso. Café da manhã no hotel. Visita aos principais pontos da cidade, após o café da manhã.

Yerevan é a capital da Armenia uma das mais antigas cidades do mundo. Estende-se sob o olhar da bíblica montanha de Ararat e parece uma linda bacia dourada para aqueles que a olham de cima. Um bloco de basalto com inscrições cuneiformes urartianas, desenterrado por arqueologistas na parte sudeste da cidade mostra a idade de Yerevan: 2783 anos de idade. Yerevan moderna é em sua maior parte uma cidade colorida reconstruída com prédios de uma arquitetura única, a partir  do basalto, mármore, ônix e pedra calcária vulcânica. É uma cidade contemporânea de metrópoles antigas como Babilônia e Ninive.

 1 Armenia-yerevan-Opera-dia 1   1 Yerevan - dia 1

 “Mayr-Hayastan”, vista panorâmica de Yerevan, Matenadaran (arquivo e museu de antigos manuscritos). O Matenadaran é um dos mais antigos e ricos arquivos de livros no mundo. Seu acervo é de aproximadamente 17000 manuscritos que inclui quase todas as áreas da cultura e ciências da Armenia antiga e medieval – história, geografia, gramática, filosofia, direito, medicina, matemática, cosmografia, teoria do calendário, alquimia, química, traduções, literatura, cronologia, historia da arte, miniatura, musica e teatro, bem como manuscritos em árabe, persa, grego, sírio, latim, etíope, indiano, japonês e outros.

Tour pelas ruas incuindo a Praça da República, Universidade Estadual de Yerevan, Ponte Vitória, Tsitsernakaberd (Memorial do Genocídio de 1915), Complexo de Esportes e Concertos, Ponte Kiev, Parlamento, Palácio do Presidente, Academia de Ciências, Ópera, Museu de História da Armenia (fundado  em 1919).

Noite livre. Pernoite em Yerevan.

Dia 2 – YEREVAN – KHOR VIRAP – NORAVANK – YEREVAN

Café da manhã no hotel. Tour ao sul da Armenia: Mosteiro de Khor Virap (um local de peregrinação para os armênios de todo o mundo. De acordo com os anais da história, o rei armênio pagão Trdat aprisionou São Gregório “The Illuminator” em uma caverna que ficou conhecida com “Khor Virap”. Ele foi o primeiro padroeiro de todos os armênios. Daí é possível ter uma majestosa vista do Monte Ararat (onde a arca de Noé desembarcou, de acordo com a Bíblia), não muito longe o rio Arax. Khor Virap é o ponto mais próximo e o melhor local para se observar e tirar fotos da montanha bíblica.

Continuação para o Complexo do Mosteiro de Noravank (considerado sede dos bispos de Syunik. A principal igreja  a de Saint Karapet foi construída em 1227. Os relevos no portal de entrada e as janelas na fachada ocidental  são muito interessantes do ponto de vista arquitetônico. Na parte sul do complexo podemos ver  uma igreja sepulcro de dois andares construída em 1339. À direita do porta de entrada,podemos encontrar cavernas de estalactites recentemente descobertas. O mosteiro foi completamente reconstruído e reaberto em 1999. A magnífica paisagem de montanhas, em torno do mosteiro, mostra um lindo leque de cores a partir dos reflexos do sol.

De volta a Yerevan, passaremos pelo vilarejo e vinícola de Areni. Visita e degustação. Retorno a Yerevan. Noite livre. Pernoite em Yerevan.

 2 Khor Virap - Armenia - dia 2  2 Noravank Monastery complex - dia 2

Dia 3 – YEREVAN /SPA DILIJAN / GOSHAVANK /LAGO SEVAN/ YEREVAN

Café da manhã no hotel. Viagem ao resort Dilipan . Dilipan é um famoso resort rico em nascentes de água mineral curativas, algumas comparáveis as de Vichy na França e Davos na Suiça. As montanhas em torno são cobertas por florestas e prados alpinos. O clima é bastante moderado com verões frescos e invernos quentes e ensolarados. Os Armenios acreditam que se existem bosques, montanhas e nascentes de água mineral no paraíso, então o paraíso tem de ser parecido com Dilijan. Sua  localidade pitoresca, clima saudável, nascentes de água mineral e rica flora atraem muitos turistas.

3 dilijan spa dia 3Continuação ao complexo do Mosteiro de Goshavank. Viagem ao lago Sevan (pérola da Armenia) e às igrejas e Peninsula de Sevan.

Sevan, esta maravilha da natureza, está à 60 km de Yerevan em uma rodovia que corta montanhas e rochas em direção ao norte. O Lago Sevan é tão austero  e majestoso que suas  águas calmas  e turquesas são surpreendentes. Elas preenchem a gigantesca depressão situada à uma altura de quase 2000 metros acima do nível do mar. Sevan com seu ar puro e praias de areia, é uma popular estância de férias . É famoso por seu peixe “ishkhan” que significa  peixe-príncipe em armênio .

Retorno a Yerevan. Noite livre. Pernoite em Yerevan.

3 goshavank-dia 3  3 Sevan-Lake - dia 3

 

Dia 4 – YEREVAN / ECHMIADZIN / ZVATNOTS / YEREVAN4 Echmiadzin dia 4

Café da manhã no hotel. Tour a St. Echmiadzin. No caminho igreja Hripsime, uma obra-prima e maravilhoso exemplo de arquitetura cúpula cruzada do século VII. Casamentos e batizados são realizados  aqui nos sábados e domingos. Restos de muito antigas construções foram descobertas sob o templo, em 1959, quando este estava sendo restaurado. O túmulo da Virgem  encontra-se aqui  na cripta da igreja.

Catedral de St. Echmiadzin ( Patrimonio Mundial pela Unesco).  Liturgias (apenas nos domingos).

Este mais antigo templo cristão foi fundado em 301  e é uma das primeiras igrejas no mundo Cristão. A santa missa acontece aos domingos na catedral. É um monumento arquitetônico do cristianismo primitivo. Abriga um museu único de artefatos religiosos. Existe um pequeno altar no centro da Catedral  onde, de acordo com a lenda Cristo desceu do Céu e com um  martelo dourado apontou para o local em que a catedral deveria ser construída.

4 zvartnots - dia 4

Retorno para Yerevan , no percurso visita ao templo Zvatnots (Patrimônio Mundial  pela Unesco). Foi construída como a principal catedral da Armenia entre os anos de 641 e 661, para encobrir a catedral de Echmiadzin por sua grandeza e extraordinário esplendor artístico. Isto determinado pelo tamanho do templo, sua disposição e arranjo espacial, suas características estruturais e de sua decoração que enfatiza o eixo central do prédio e seu movimento circular para cima. A construção consistia de três poliedros com rica ornamentação das paredes exteriores .

Continuação para Yerevan. Chegada. Pernoite em Yerevan.

 

Dia 5 – YEREVAN / ARAGATS / HAMBERD / SAGHMOSAVANK / YEREVAN5Aragats mountain - dia 5

Café da manhã no hotel. Tour em direção ao norte para a  Montanha de  Aragats: montanha em forma de um escudo oval . Um  círculo de quatro picos sobe no meio do escudo.  O mais alto deles tem uma altura de 4090 metros. Os outros são apenas alguns metros mais baixos. Este círculo de montanhas  são os restos de uma cratera de um grande vulcão. A temperatura média é de  menos 12° no inverno, mas algumas vezes a temperatura absoluta alcança menos 40°.A neve desaparece das encostas em Junho.

 

Fortaleza de Hamberd e Igreja dos Principes Pahlavouni

A fortaleza de Hamberd está a uma altura de 2300 metros  acima do nível do mar , na garganta de dois rios  , no alto da encosta sul do Monte Aragats. É considerado o único monumento do tipo secular preservado no território da Armenia.  A fortaleza fundada no século VII pelos príncipes Pahlavouni, tinha sua  própria tubulação de abastecimento de água que brotava de canais da montanha de Aragats. A igreja dentro da fortaleza foi construída em 1026 como mostra a data inscrita na porta.

5 Hamberd-dia 5  5 Saghmosavan20Monastery_dia 5

Continuação para a vila de Saghmosavan, Complexo do Mosteiro de Saghmosavank (igreja de Psalm). Retorno a Yerevan. Noite livre. Pernoite em Yerevan.


Dia 6 – YEREVAN /GARNI / GEGHARD /YEREVAN

Café da manhã no hotel. Meio dia de visita ao templo pagão de Garni e Mosteiro de Geghard.

Este templo pagão foi construído no século I, em  devoção a um dos reis pagãos armênios – Mitra. Depois da Armenia ser convertida ao Cristianismo no século IV, os governantes do país utilizaram o templo como sua residência de verão. O rei Khosrov esteve lá muitas vezes pois a área estava em seu terreno favorito para caça. Garni foi destruída quando os árabes conquistaram a Armenia, mas foi reconstruído no início do século X. Sua destruição final veio em 1638 durante a invasão turca.Um violento terremoto enterrou o que restava em 1679. A completa restauração do templo começou em 1970 e terminou em 1978.

6 garni-temple - dia 6  6 monastery-geghard-dia 6

Continuação para o Mosteiro de Geghard (Patrimonio Mundial pela Unesco):

Geghard foi inicialmente conhecida simplesmente como Ayrivank (Caverna do Mosteiro). Os prédios atuais remontam  dos séculos X-XIII, momento em que foi renomeado como Geghard significando “lance” (lança, em armênio). O nome refere-se à lança bíblica usada por um soldado romano para perfurar o corpo de Cristo e constatar se ele estava vivo ou não. A lança ficou guardada em Geghard por longo tempo antes de ser transferida para o museu da catedral de Echmiadzin. A igreja principal , construída em 1215, é a mais antiga construção do complexo do mosteiro. A igreja Avazan, de 1283 , está esculpida diretamente na rocha sólida e é um incomparável trabalho de arte.Conduz a um pórtico retangular e daí para uma outra igreja mais profunda na rocha.

Retorno para Yerevan. Visita ao Mercado de produtos agricolas e Vernissage, , mercado de artesanato, artes e  souvenirs . Noite livre. Pernoite em Yerevan.

Dia 7 – YEREVAN

1848-96961Café da manhã no hotel. Visita ao Complexo Cascade para explorar o famoso Mural de Grigor Khanjyan e trabalhos selecionados da coleção particular de Gerard L. Cafesjian.

Localizado no Hall Khanjyan está o monumental mural executado pelo conhecido pintor armênio Grigor Khanjyan (1926-2000). Encomendado para o monumento original soviético mas deixado inacabado no momento da morte de Khanjyan, as três cenas primárias do mural ilustram importantes eventos na história da Armenia: A criação do alfabeto armênio; a batalha de Vardanank no ano de 452 e o Renascimento da Armenia. O Hall de Khanjyan foi completamente renovado em 2009, e seu austero  interior sem adornos encarna a reverencia dos sentimentos de muitos armênios em relação a um dos  tesouros artísticos de seu país. Seleção de vidros da coleção de Gerard L. Cafesjian estão em exposição permanente na parede leste do Hall.

 

 Hall Arshile Gorky – um imigrante armênio que chegou aos Estados Unidos em 1920, com a idade de 15 anos, Arshile Gorky já foi chamado de herói do expressionismo abstrato. Ao contrário de seus contemporâneos, Gorky possuía uma abordagem exigente, metódica para os primeiros estágios da formação de uma obra. Os muitos desenhos e esboços preliminares à óleo, nessa exposição – todas da Coleção de  Gerard L. Cafesjian – fornecem  uma visão ímpar nesta área negligenciada do método de trabalho de Gorky.

 7 arshile-gorky-dia 7  7 Gerard L. Cafesjian - dia 7

 Passeio a pé no centro da cidade e visita às Pinturas Vernissage. Noite livre e pernoite em Yerevan.

Dia 8 – YEREVAN / ….

 Transfer ao aeroporto. Fim dos nossos serviços. 

 

mapa_armenia - topo da pagina

Informações:

Consulte-nos para partidas em 2011
Hotel: Ani Plaza (4*) – http://www.anihotel.com/index.html
Minimo: 02 pax
Guia em inglês
Refeições: café da manhã no hotel
Transporte: micro ônibus ou ônibus

O pacote inclui:
acomodação em hotel em Yerevan (7 noites) com café da manhã
transporte e transfers incluidos no programa
guia em inglês
entradas em todos os locais a visitar
taxas locais