Encontro de civilizações

Posted on 30. dez, 2009 by admin in Emirados Árabes, Irã, Turquia | 1 Comentário

pergamus_minor_asiaEmirados Árabes – Irã – Turquia

Um programa que procura unir três países que estão em grande evidência no mundo islâmico hoje em dia, seja pelo governo teocrático que inspira seus passos no mundo moderno, seja pelo arrojo de sua arquitetura e pujança econômica, ou pela forma democrática de suas instituições e a procura da convivência harmoniosa da modernidade e da tradição. Incluindo as principais atrações de cada país, nosso programa mostra ao viajante brasileiro a riqueza e diversidade cultural dos povos árabe, persa e turco. Muito além das rígidas leis corânicas, existe a hospitalidade, a beleza arquitetônica de seus milenares monumentos, a riqueza da influência das diversas culturas que moldaram estes países ao longo da história.

ROTEIRO
Dia 1

No horário indicado, encontro no setor de embarque, terminal 1, do Aeroporto Internacional de Guarulhos para os procedimentos de check-in na empresa aérea Emirates Airlines. Embarque previsto para 01:25 na madrugada de 21 de Setembro.

Dia 2 – SÃO PAULO/DUBAI
Embarque no confortável 777 da Emirates Airlines e vôo com destino a Dubai, com chegada prevista para as 23:05. Após passagem pelo setor de alfândega e bagagem, recepção pelo nosso guia local e traslado ao Hotel Sofitel City Centre***** localizado no centro de Dubai e anexo a um dos maiores e melhores centros comerciais da cidade. Pernoite.

Dia 3 – DUBAI
Café da manhã no hotel. Manhã de descanso após o longo voo do dia anterior. Por volta de 15h, saímos em direção ao deserto para experimentar as emoções de um safári pelas dunas de areias. Chegada ao oásis onde seremos recebidos com o típico chá árabe com tâmaras. Tempo livre para aproveitar as atrações [incluídas] do local, como passeios em camelos, demonstração de tatuagem com ‘henna’, narguilé, fotos em trajes árabes típicos. Jantar estilo bufê incluindo pratos árabes, indianos e persas, acompanhado de música ao vivo e dança do ventre. Regresso ao hotel por volta das 21:30. Pernoite.

Dia 4 – DUBAI/TEERÃ
Café da manhã no hotel. Pela manhã, saída para visita aos principais marcos arquitetônicos da cidade que é considerada um verdadeiro laboratório da construção civil. Nosso tour inclui a famosa Av. Sheikh Zayed, Zabeel Palacae, Jumeira Beach, Burj Al Arab, Madinaat Al Jumeira, o distrito de Bastakiya, centro histórico de Dubai, incluindo visita ao Forte Al Fahidi, com mais de 150 anos de existência e antigo baluarte de defesa da cidade. Embarque em um ‘dhow’, típica embarcação dos Emirados para almoço e passeio pelo Dubai Creek. Regresso ao hotel e imediato check-out. Traslado ao aeroporto de Dubai para embarque em voo da Emirates Airlines com destino a Teerã, capital da República Islâmica do Irã. Chegada prevista para as 21:25 no horário local. Recepção e traslado ao Hotel Laleh*****. Pernoite.

Dia 5 – TEERÃ
Café da manhã no hotel. Teerã é uma cidade jovem e cosmopolita, tendo sido formada no início do século XIX. Principal centro urbano e industrial do Irã, que atua como um imã para toda a população iraniana e não escapa aos males das grandes cidades mundiais como super-população, trânsito caótico , mas consegue manter o charme da cultura persa, com seus jardins e palácios. Nosso tour pela cidade, que inclui almoço no restaurante típico ”Aban”, inicia-se pelo Museu Nacional do Irã com um acervo extraordinário do passado do país; o Grande Bazar; o belíssimo Museu de Cerâmica, um dos melhores do mundo em seu gênero; Parque Jamshidiyeh, situado nos contrafortes dos Montes Alborz e oferecendo uma bela vista da cidade, enquanto aproveita-se a beleza e tranqüilidade do parque, tomando um chá. Regresso ao hotel. Pernoite.

Dia 6 – TEERÃ
Café da manhã no hotel. Saída por volta das 09:00 para continuar a visita desta imensa metrópole, a verdadeira usina de força do Irã, onde as mudanças tanto políticas quanto sociais acontecem primeiro. Desta vez, visitaremos o famoso Museu dos Tapetes, verdadeira marca registrada iraniana; o belo conjunto de palácios Sa’d Abad, antiga residência de verão do Xá do Irã. Sob as imensas árvores aos pés dos Montes Alborz, este complexo de palácios foi transformado em um grande centro cultural, sediando vários museus. Ainda que nem todos os palácios sejam de grande interesse à visitação, o complexo impressiona por suas dimensões. Visita ao Palácio Branco, última residência de verão do poderoso Xá Reza Pahlavi. Após o almoço, continuamos para a Praça Tajrish com seu bazar e o Imamzadeh Saleh. Antes de nosso regresso ao hotel, visitaremos a área de Darakeh, nos contrafortes dos Montes Alborz, um dos locais favoritos dos Teeranis para aproveitar o fim de tarde tomando chá e fumando ‘ghalyan’ [narguilé]. Regresso ao hotel e jantar. Pernoite.

Dia 7 – TEERÃ / SHIRAZ
Café da manhã no hotel. No horário indicado, traslado ao aeroporto para embarque em vôo da Iran Air com destino a Shiraz. Chegada, recepção e traslado ao Hotel Homa****Sup. Shiraz, conhecida no passado como ‘Casa do Saber’ (“Dar-ol Elm”), é uma cidade de poetas, celebrada em versos como o coração da cultura persa. Visita a um dos principais marcos da cidade, a Cidadela de Karim Khan, uma imponente fortaleza com suas torres circulares de 14 metros de altura. Almoço no restaurante “Shatter Abbas”, um dos mais famosos da cidade. Pernoite.

Dia 8 – SHIRAZ / Persépolis / SHIRAZ
Café da manhã no hotel. Saída do hotel por volta das 08:30 com destino a Persépolis, antiga capital cerimonial do Império Persa, um magnífico conjunto de monumentos que exprimem toda a grandiosidade de uma das primeiras super-potências da história. A escada monumental, as altas colunas, os imponentes portais, os baixo-relevos inigualáveis, tudo nos transporta ao luxo e pompa do império aquemênida. Visitaremos ainda as tumbas dos antigos reis aquemênidas e sassanidas em Naqsh-e Rostam e Naqsh-e Rajab. Estas tumbas escavadas diretamente na rocha do penhasco são imponentes e demonstram o poderio dos reis que aí descansavam. Almoço no restaurante ‘Parsian’, próximo a Persépolis. Regresso a Shiraz no final da tarde. Pernoite.

Dia 9 – SHIRAZ
Café da manhã no hotel. Dia de visitas na cidade de Shiraz, incluindo os jardins de ‘Bagh-e Eram’ [que significam literalmente ‘Jardins do Paraíso’]; o mausoléu do mais famoso e reverenciado poeta persa, Hafez; a mesquita de Nasir-ol-Molk, uma das mais elegantes mesquitas do sul do Irã; Naranjestan-e Ghavam, antiga residência de um governador do período Qajar com seu magnífico Jardim das Laranjeiras (Bagh-e Naranjestan); almoço no restaurante “Sofi 2”. Continuamos o tour com visita ao Museu Hammam Vakil e o Grande Bazar com parada para chá no antigo Caravançarai Serai Mushir. Regresso ao hotel. Pernoite.

Dia 10 – SHIRAZ / ZEIN-O-DIN
Café da manhã no hotel. Check-out e saída com destino a Zein-o-Din, na Província de Yazd. No caminho, visitaremos as ruínas de Passárgada, antiga capital persa, fundada por Ciro, o Grande. Continuamos em direção a pequena vila histórica de Abarkooh, com monumentos que datam do século XI. Faremos um almoço piquenique em Abarkooh, seguindo a fórmula iraniana mais popular de passar o tempo e divertir-se com amigos e familiares. O piquenique é uma verdadeira instituição iraniana.

Continuamos em direção ao nosso destino, o Caravançarai de Zein-o-Din, antiga parada das caravanas que usavam a Rota da Seda. Este era um dos pontos mais ao sul da antiga rota. Construído sob as ordens do Xá Abbas I, o Grande, (segundo cronistas da época, ele teria erigido 999 caravançarais ao longo das rotas comerciais do seu império, no último quarto do séc XVI), foi minuciosamente restaurado e transformado em um charmoso hotel onde o viajante pode reviver a experiência de viajar ao longo da antiga Rota da Seda. Os quartos seguem fielmente o modelo original da época e são cobertos por grandes tapetes, sobre plataformas de tijolos. A área de dormir é separada do salão central por grandes cortinas. Os banheiros são coletivos, muito bem instalados e mantidos. A acomodação inclui o jantar, com pratos típicos do deserto. Pernoite.

Dia 11 – ZEIN-O-DIN / YAZD
Café da manhã no caravançarai e saída para a cidade de Yazd, a aproximadamente 60 km de distância. Uma das mais antigas cidades do Irã, localiza-se entre os desertos de Dasht-e Kavir ao norte e Dasht-e Lut ao sul. Yazd ainda mantém os antigos ‘badgirs’, as torres do vento, estruturas capazes de capturar a mais leve brisa e desta forma arejar as residências e que dominam os telhados da cidade. É também sede da maior comunidade Zoroastriana do Irã. Chegada à cidade ainda pela manhã e visita ao seu centro histórico, à grande mesquita, ao Mausoléu de Seyed Roknaddin com sua bela cúpula de azulejos azuis, às Torres do Silêncio e ao Templo do Fogo, marcos da religião fundada por Zoroastro séculos antes de Cristo. Nosso almoço será no restaurante localizado no Hammam Khan, antiga casa de banhos e sauna. Após o almoço seguiremos para o Hotel Moschir-ol-Mamalek, residência do séc XIX totalmente restaurada e situada na zona histórica da cidade. À tarde visitaremos o Grande Bazar e os jardins de Doulat Abad. Pernoite.

Dia 12 – YAZD / ESFAHAN
Café da manhã no hotel. Check-out e saída com destino a Esfahan. Durante o trajeto, visitaremos a cidade histórica de Na’in, famosa por seus tapetes e a mesquita do século X. Visita à mesquita e ao museu etnográfico, localizado em frente à mesquita, numa residência tradicional, totalmente restaurada. Almoço em restaurante típico da cidade. Chegamos em Esfahan durante a tarde. Acomodação no Hotel Abbasi*****, antigo caravançarai restaurado e transformado num dos melhores hotéis do Irã. Pernoite.

Dia 13 – ESFAHAN
Café da manhã no hotel. Dia dedicado a visitar esta que é uma das mais belas cidades da antiga Pérsia, jóia do Império Safávida, seguramente uma das mais atraentes cidades do mundo islâmico. Iniciamos nossa visita pela imensa praça do Imam, antiga ‘Naqsh-e Jahan’ (‘padrão do mundo’), com seus monumentos que são considerados os mais belos do Islã: a Mesquita do Imam, a Mesquita do Sheikh Lotfollah, e o Palácio Ali Qapu, além do Grande Bazar. Seguimos para o Palácio das Quarenta Colunas (‘Chehel Sotun’). Almoço no restaurante típico “Shahrzad”. Após o almoço, visita a um centro de confecção de tapetes onde teremos a oportunidade de aprender tudo sobre os famosos ‘tapetes persas’ e observar como estas verdadeiras jóias são fabricadas ainda de modo artesanal. Regresso ao hotel. Pernoite.

Dia 14 – ESFAHAN
Café da manhã no hotel. Mais um dia dedicado a explorar as atrações desta bela cidade cortada pelo rio Zayandeh, com suas atraentes pontes. Nosso tour inicia-se pela Grande Mesquita. Com mais de 800 anos é um verdadeiro museu da arquitetura islâmica, incluindo finos exemplos dos períodos Seljuk, Mongol e Safávida. Com seus 20.000 metros quadrados de área construída é a maior mesquita do Irã. Visitaremos as antigas e belas pontes, marcos arquitetônicos que cruzam o rio unindo o sul e o norte da cidade. Primeiramente, a Ponte dos Trinta e Três Arcos (Pol-e Si-o-Seh), construída entre 1599 e 1602; a seguir, a Ponte Khaju, construída no reinado do Xá Abbas II, em 1650. Com seus 132m de extensão e dois níveis, esta é sem dúvida a mais bela das pontes de Esfahan. Visitaremos ainda Jolfa, o bairro armênio com a Catedral Vank, de 1655 e seus magníficos afrescos. Almoço em Jolfa no restaurante ‘Khangostar’. Regresso ao hotel à tarde. Pernoite.

Dia 15 – ESFAHAN / KASHAN / TEERÃ
Café da manhã no hotel. Saída por volta das 08:00 com destino a Teerã, visitando a bela cidade de Kashan no caminho. Concentrando algumas das mais belas mansões antigas do país, Kashan é sem dúvida uma parada fundamental numa viagem ao Irã. Visitaremos o Grande Bazar. Almoço em restaurante típico. Após o almoço, visita à Casa de Tabatabaei, um dos exemplos clássicos das antigas mansões persas do séc. XIX. Continuamos nossa viagem rumo a Teerã. Chegada no início da noite e acomodação no Hotel Laleh*****. Pernoite.

Dia 16 – TEERÃ / ISTAMBUL / IZMIR – ÉFESOS
Café da manhã leve no hotel, check-out e saída imediata para o Aeroporto Imam Khomeini para embarque em vôo da Turkish Airlines com destino a Istambul. Chegada por volta das 08:55. e imediata conexão com voo da Turkish Airlines com destino a Izmir. Chegada, recepção e traslado ao Éfesos (cerca de 65 km do aeroporto). Almoço no restaurante ‘Hititi’. Em seguida, visita a um dos mais belos e bem preservados conjuntos arquitetônicos romanos do Mediterrâneo oriental, a cidade de Éfesos. Aqui é possível sentir como era a vida no auge do Império Romano. Visitaremos os seus monumentos principais como a Biblioteca de Celsus, o Grande Teatro, a Via Curetes com os remanescentes de seus belos edifícios. Ao final da visita, traslado ao Hotel Sürmeli Efes localizado às margens do Golfo de Pamucak, na praia de Éfesos. Acomodação e jantar no hotel. Pernoite.

Dia 17 – PAMUKKALE / HIERÁPOLIS
Café da manhã no hotel. Saída por volta das 08:00 com destino a Pamukkale, região rica em fontes de águas termais e uma das maiores atrações da região oeste da Turquia, com suas inconfundíveis prateleiras de travertino, piscinas e estalactites que mais parecem um castelo de algodão. Após a visita, seguiremos para Hierapólis, um dos mais famosos centros termais da antiguidade e que funcionou até 1334, quando um forte terremoto pôs um termo às suas atividades. Suas ruínas dão o testemunho de sua grandeza. Além da antiga piscina – onde ainda é possível banhar-se – visitaremos o grande teatro romano, com capacidade para até 12.000 espectadores, as ruínas dos banhos romanos e o excelente Museu Arqueológico de Hierapólis. Almoço em restaurante local. Regresso ao hotel em Éfesos no final da tarde. Jantar no hotel. Pernoite.

Dia 18 – ÉFESOS – IZMIR / CAPADÓCIA
Café da manhã, cedo, pela manhã e check-out. Saída do hotel às 08>00 com destino ao aeroporto de Izmir para embarque com voo da Turkish /airlines com destino a Nevsehir, na Capadócia, via Istanbul. Chegada às 11:15, recepção e traslado ao restaurante ‘Uranos’, construído sob a face de uma colina próximo a Nevsehir. O grande salão de refeições, assim como as mesas e cadeiras são todos feitos diretamente na rocha. Após o almoço típico, visitaremos a pequena vila de Cavusin, famosa pelas antigas casas e igrejas dos primeiros cristãos, escavadas diretamente nas rochas vulcânicas da região. Continuamos em direção a cidade subterrânea de Derinkuyu, formada por túneis, salões e depósitos, estendendo-se por vários andares subterrâneos. Uma experiência fascinante. Após a visita, seguimos para a cidade de Göreme onde ficaremos hospedados no Hotel Sultan Caves. Pernoite.

Dia 19 – CAPADÓCIA
Café da manhã no hotel. Dia dedicado a explorar a Capadócia, visitando Göreme e o Museu ao ar-livre, um conjunto de antigas igrejas e monastérios bizantinos escavados nas rochas que datam do séc. VII; prosseguimos a viagem para o vale Devrent e o vale de Zelve com suas belas e instigantes formações rochosas, algumas delas com capelas escavadas diretamente na parede da rocha; almoçaremos na cidade de Avanos, famosa por sua milenar produção de cerâmica; continuaremos para Esetepe e Uçhisar com o seu imponente castelo, na verdade uma grande formação de rocha vulcânica com vários corredores e janelas de onde descortinam-se esplendidas vistas sobre a Capadócia. Regresso ao hotel em Göreme no final da tarde. Pernoite.

Dia 20 – GÖREME – KAYSERI / ISTANBUL
Despertar bem cedo pela manhã e check-out. Café, chá e biscoitos estarão disponíveis antes de nossa partida. Saída imediata para o aeroporto de Kayseri para embarque em vôo da Turkish Airlines com destino a Istambul. Chegada às 11:10, recepção e traslado ao restaurante típico ‘Grup Saray’ para almoço de boas-vindas a esta cidade que consegue unir como nenhuma outra o oriente e o ocidente. Após o almoço, seguimos em direção a Eminönü, onde faremos uma breve visita ao Bazar das Especiarias [ou ‘Misir Çarsisi’ – Mercado Egípicio], construído na década de 1660, como parte do complexo da ‘Nova Mesquita’ [‘Yeni Cami’]. Após a visita, seguiremos para o píer de Eminönü situado a uma curta distância a pé, para embarque e início do cruzeiro pelo Estreito do Bósforo, verdadeira artéria central de Istambul, com seus 32 quilômetros de extensão, entre o Mar de Mármara e o Mar Negro. Nenhuma visita a Istambul estaria completa sem um cruzeiro ao longo do Bósforo para admirar os palácios, mansões e mesquitas às suas margens, além da emoção de poder navegar entre a Europa e Ásia, na única metrópole do mundo localizada em dois continentes. Regresso ao píer e traslado ao Hotel Ramada Plaza Istanbul City. Check-in e acomodação. À noite, saída para jantar e show típico no restaurante ‘Gar Club’. Regresso ao hotel e pernoite.

Dia 21 – ISTANBUL
Café da manhã no hotel. Saída às 09:00 para dia completo de visitas em Istanbul. Iniciamos o programa com a visita a um dos mais extraordinários monumentos de Istanbul: o Museu Kariye, na verdade a antiga Igreja Chora [Igreja do Sagrado Salvador fora-dos-muros] que data do séc. XI. Seguindo a tradição bizantina, suas paredes e cúpulas são adornadas com mosaicos, quase todos do séc. XIV [à partir de 1312]. Estes delicados e belos mosaicos sobreviveram a diversas reformas e reestruturações pelas quais a igreja passou, incluindo sua transformação em mesquita após a conquista da cidade pelo sultão Mehmet II em 28 de maio de 1453. Seguimos então para o coração da Istanbul histórica, o bairro de Sultanahmet. Começaremos pela antiga Bizâncio, visitando Hagia Sofia, um dos edifícios mais grandiosos do mundo com sua imensa cúpula e belos mosaicos, construída durante o reinado do Imperador Justiniano entre 527 e 565 de nossa era; o hipódromo, centro da vida em Bizâncio por cerca de 1200 anos e posteriormente o Império Otomano pelos 400 anos seguintes aproximadamente; a Mesquita Azul, com seus elegantes minaretes, cúpulas e os milhares de azulejos azuis que lhe dão o nome; o Palácio de Topkapi, residência dos sultões otomanos desde Mehmet II, que iniciou sua construção; o Grande Bazar com suas mais de 4000 lojas e quilômetros de corredores; o almoço será em um restaurante típico. Regresso ao hotel no final da tarde. Pernoite.

Dia 22 – ISTAMBUL / DUBAI
Café da manhã no hotel. Dia livre para atividades independentes ou excursões opcionais. Nosso guia local e nosso tour leader estarão disponíveis para sugestões sobre as várias atividades possíveis neste dia. Check-out do hotel às 12:00 e no horário indicado, traslado ao aeroporto para embarque em voo da Emirates Airlines com destino a Dubai. Embarque às 19:10, horário local.

Dia 23 – DUBAI / ABU DHABI / DUBAI
Chegada ao aeroporto internacional de Dubai à 00:40, recepção e traslado ao Hotel Sofitel City Centre*****. Acomodação e pernoite. Após o café da manhã no hotel, saída por volta das 10:00 para excursão de dia completo visitando a cidade de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Com seus palácios, belas praias e parques, Abu Dhabi é uma bela cidade, sede do governo dos Emirados. Passaremos ao longo da avenida litorânea com seus parques e grandes arranha-céus; vista panorâmica da Mesquita Sheikh Zayed, a terceira maior mesquita do mundo; o ‘Forte Branco’ – Qasr Al-Hosn – o mais antigo edifício de Abu Dhabi, tendo sido construído em 1793. Como Dubai, Abu Dhabi está transformando-se rapidamente e é um verdadeiro laboratório arquitetônico. Almoço em restaurante típico. Regresso ao hotel em Dubai no final da tarde. Pernoite.

Dia 24 – DUBAI / SÃO PAULO
Café da manhã no hotel, check-out e traslado ao aeroporto internacional de Dubai para embarque no voo da Emirates Airlines com destino a São Paulo. Chegada em Guarulhos prevista para as 18:30.

Fim de nossos serviços.